William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
19/10/2007 22h04
INFORME CULTURAL

Por William Mendonça

Olá, esta coluna, depois de um longo período no jornal O ALERTA, aparece agora em O GRITO, a convite da direção deste jornal tradicional, que há 26 anos circula em Tanguá, Itaboraí e região. Qualquer nota ou colaboração pode ser enviada para o site do colunista, www.williammendonca.com, onde você também poderá encontrar outros textos de William Mendonça.

GENTE DE TEATRO I
Um dos destaques da cena teatral em Itaboraí e Tanguá é o ator e diretor Guto Souza. Apenas um ano após sua volta a Itaboraí, Guto já conquistou o importante prêmio de ator de destaque de 2006, oferecido pela Rádio Cultura de Itaboraí, por seu trabalho na peça “O Cangaceiro na Internet”. No mês passado, apresentou a peça “Cabelinho vermelho e Dr. Mel”, trabalho de formatura da primeira turma de seu curso de teatro, que está sendo ministrado no amplo espaço do Karla Shopping, aos sábados. Além disso, trabalha na rede municipal de Educação de Tanguá, também com aulas de teatro.

GENTE DE TEATRO II
O colunista William Mendonça acabou de entregar um novo texto ao diretor Zeca Palácio, que está em fase de ensaios com um grupo teatral de Duque de Caxias. A história, que conta os bastidores do teatro em uma comédia muito divertido, é uma parceria com Virgínia Gomes, e deverá chegar aos palcos no início do ano que vem. Zeca também dirige o espetáculo CORPORATION FUZUÊ O LIXO BARATO DE SUA TV !!!, com Paulo Filipe, Allan Rhangel e Rafael Menezes - a chamada "A Trupe Los Amotores, que fez uma temporada de sucesso no Teatro João Caetano de Itaboraí.

GENTE DE TEATRO III
O grupo teatral Contaminável é, salvo engano desta coluna, o único a se manter em atividade regular em Tanguá. Mesmo reconhecendo o bom trabalho dos responsáveis pelo setor cultural no município, que promoveram vários avanços como a conquista do espaço da Estação para a Cultura e têm incentivado as artes cênicas nas escolas, não há como negar que a cidade já comportaria uma sala de espetáculos, mesmo que pequena – um Teatro Municipal de Tanguá, ou coisa do gênero – onde poderiam ser exibidos, também, filmes. Uma opção de lazer. Pois o trabalho de resistência de atores como Gislayne Almeida e seu grupo seriam muito mais valorizados na cidade com um espaço para apresentação.

FAIXA ETÁRIA
O encontro de motos de Tanguá, em si, já é uma notícia – pois é um evento não apenas social, mas cultural. Mas a presença da banda Faixa Etária no evento merece destaque, pela qualidade de seu trabalho. O show acontece no próximo sábado, às 22 horas.

FAZ-ME RIR!
Não chega a surpreender, principalmente para quem conhece os atores envolvidos no espetáculo, mas é digna de elogios a trajetória de sucesso do espetáculo “Faz-me Rir!”, um engraçadíssimo show de humor com BIANCA BARBOZA, SÉRGIO SANTAL, TIAGO ATZEVEDO e WANDERSON ROSCENO. Em temporada há quase dois anos, em turnê pelo Estado do Rio (apresentações elogiadas em Niterói e no Rio), o espetáculo é composto por uma série de cenas e vinhetas com personagens hilários. Repetindo as palavras da comunidade para o “Faz-me Rir!” no Orkut, “a platéia é surpreendida por textos extremamente inteligentes com um elenco de humoristas natos” e “ você pode ir a todas as apresentações, pois cada uma traz novos personagens inseridos num contexto diferente”. Resumindo: é riso certo.

PIRATARIA É MODA
A discussão interminável sobre o filme “Tropa de Elite”, um fenômeno de popularidade por conta da pirataria, mostra como a ética “nunca na história deste país” está mergulhada na lama. É claro que há sintomas mais gritantes da falta de ética, como o mensalão, a crise em torno de Renan Calheiros, só para citar alguns. Mas no campo da cultura, “Tropa de Elite” bateu todos os recordes. Cheguei ao cúmulo de encontrar cópias, piratas é claro, do filme em uma locadora de vídeo (que, pelo visto, também deve ser pirata), e soube da exibição do filme para turmas de uma tradicional escola de Itaboraí antes mesmo de sua estréia no cinema, ensinando aos alunos que a pirataria é tolerável. Oficialmente, o filme só vai chegar a Itaboraí e Tanguá quando os DVDs legais chegarem às locadoras legais, mas você já viu, não é?

REGISTRO NACIONAL
No dia 23 de Novembro, a partir das 18 horas, a Banda Registro Nacional estará lançando o CD "O Momento a Gente é que Faz", no Teatro Municipal Jaão Caetano em Itaboraí, com a direção do onipresente Zeca Palácio. O CD, com material inédito, é a demonstração da qualidade da banda - conhecida por suas apresentações com covers do rock dos anos 60 aos 80 em diversos eventos da cidade. A banda é formada por Dida (vocal), Paulo Jorge e Cláudio (guitarras), Patrick (teclado e violão), J. Henrique (baixo) e Vieira (bateria).

LIVRO DOS TUBARÕES
Janeiro de 2008 vai marcar a passagem dos 20 anos do primeiro show da banda Tubarões Voadores, o grupo de rock que foi um dos precursores do crossover e que surgiu na cena do BR dos anos 80 apenas com a cara e a coragem, vindos da distante e desconhecida terra de Itaboraí. Pois é, o grupo itaboraiense que foi elogiado por Lulu Santos, Dado Villa-Lobos, Marcelo D2 e Arthur Dapieve (este inclusive no livro sobre BRock dos anos 80), que dividiu palco com o Sepultura e que influenciou grupos como os Raimundos, nasceu na terra de João Caetano. Quem quiser conferir um pouco dessa história, já pode acessar vários vídeos dos Tubarões no YouTube, pelo link http://www.youtube.com/profile?user=rockdeitaborai. Outra novidade que está chegando, para marcar a passagem desta data, é o livro contando a história dos Tubarões e do rock de Itaboraí nas décadas de 80 e 90, que está em fase de elaboração. Se você presenciou os shows dos Tubarões, comprou os discos ou simplesmente viveu a cena roqueira da cidade, acesse a comunidade da banda no Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6472284) e deixe o seu depoimento. Ele pode entrar no livro.

(coluna publicada no jornal O GRITO, edição de 19/10/2007)

 

Publicado por William Mendonça
em 19/10/2007 às 22h04
 
17/09/2007 21h02
PRIMEIRO ANO DO SITE
Hora de festejar, pois o www.williammendonca.com está completando o seu primeiro ano no ar. Depois de várias experiências com blogs e precisando desengavetar os textos que não consigo publicar no bom e velho papel, parti para o caminho do site - seguindo o exemplo de meu parceiro e, porque não dizer, guru Ricardo Mann.
Agora, avaliando este ano de atividade, fico feliz com os resultados e com a proposta em si - que é de exibir parte do material artístico que tenho produzido nos últimos 22 anos. Aqui tem um pouco de tudo - poesia, crônica, conto, teatro, música, porque minha arte é assim variada mesmo. Faço música pra teatro, escrevo crônicas com humor ou com poesia, faço uma mistura que só aqui teve o merecido espaço.
É claro que a falta de organização do artista (aqueles textos em caixas largadas pela casa, as músicas em velhas fitas k-7, etc) dificulta um pouco o trabalho do site, mas posso garantir que isto está com os dias contados. Estou dedicando um tempo legal a este trabalho, e o site vai receber no próximo ano de existência mais publicações.
Aproveito a ocasião para publicar aqui o mapa astral do site, que veio ao ar às 17:59h do dia 12 de setembro de 2006. Em outubro, os prometidos "remakes" dos e-books também vão aparecer e, se a nossa agenda permitir, a dupla Ricardo Mann e William Mendonça vai apresentar mais algumas canções por aqui.
Aos que visitar este espaço, mesmo sem deixar seus comentários e recados, fica aqui o meu muito obrigado. Sejam sempre bem-vindos!
Publicado por William Mendonça
em 17/09/2007 às 21h02
 
07/08/2007 22h30
TEXTO NO SITE CRONISTAS REUNIDOS

Depois de quase três anos, emplaquei mais uma colaboração com o site www.cronistasreunidos.com.br, agora com o texto "Réquiem para o transporte alternativo". Você que nos visita, pode encontrar o mesmo texto aqui mesmo, entre as crônicas já publicadas ou como parte do e-book "Realidade Nua e Crua", que pode ser baixado em versão PDF. Mas recomendo uma passada pelo interessante site dos Cronistas Reunidos, um grupo de amigos escritores que sempre têm uma visão humorada dos fatos da vida e do dia-a-dia neste país chamado Brasil, e que também abre espaço para colaboradores. Minha primeira colaboração foi com "Do hábito de guardar jornais", uma de minhas primeiras crônicas. A publicação aconteceu quando eu ainda nem tinha um blog, nem mesmo pensava em ter ... quanto mais um site, como hoje. Serviu de incentivo, com certeza, e sou grato aos titulares do Cronistas Reunidos por essa oportunidade.
Visite www.cronistasreunidos.com.br. É bom mesmo!

Publicado por William Mendonça
em 07/08/2007 às 22h30
 
07/08/2007 21h45
TEXTO NO ITABORAÍ WEBLIST

Não sei bem como, mas um de meus textos chegou ao site Itaboraí Weblist, falando sobre o turismo em Itaboraí, cidade da Região Metropolitana do Rio. É o texto de abertura da exposição de fotos de Sandro Giron sobre o Manguezal de Itambi, um verdadeiro patrimônio ecológico da cidade, que escrevi há alguns anos e deu origem à crônica "Vivendo a natureza de verdade", que você encontra aqui no site. Merece elogios, porque não é muito comum na rede, o fato de que o Itaboraí Weblist deu os merecidos créditos ao autor. Mesmo sendo um direito, isso nem sempre é respeitado. Gosto quando meus textos viajam por aí, mas gosto também de ser reconhecido por tê-los escrito.
Recomendo uma visita ao www.itaboraiweblist.com.br, para conhecer um pouco desta cidade interessante.

Publicado por William Mendonça
em 07/08/2007 às 21h45
 
13/05/2007 22h09
MOTIVAÇÕES CRÍTICAS
MOTIVAÇÕES CRITICAS

Agradeço os comentários, sejam elogios ou críticas, pois sempre são parte importante no crescimento. Mas, como ao comentar o poema "Divagação Pós-Parto" Seu Pedro entrou em algumas questões de mérito poético e filosófico, vou deixar aqui minha posição: a visão de que a rima é parte fundamental da poesia já caiu por terra há mais de um século - sem isso, talvez, não pudéssemos considerar poetas alguns dos maiores nomes da poesia do século XX, como Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade. Eles usavam rimas, mas não se prendiam a elas. Quem se detiver um pouco mais sobre o que escrevo, saberá que este é também o meu caso. É claro que, dizendo isto, não estou me comparando aos mestres, apenas que sigo seu caminho.
Para falar a verdade, a posição óbvia da rima ao fim dos versos me cansa - tanto na escrita quanto na leitura. Gosto do ritmo, da sonoridade das palavras, de conduzir quem lê a caminhos sonoros, e a rima é apenas um dos recursos para isso, não o mais importante. Nem penso em entrar no mérito do que é poesia "rica" ou "pobre", pois é algo que reside mais no preconceito do que no valor literário. Poesia é poesia, e pronto.
Quanto à Bíblia e Deus e tudo o mais do ponto de vista religioso, tenho uma visão muito pessoal e, para começar, considero a Bíblia um misto de obra de fantasia e relato histórico judeu. Deus não escreveu qualquer palavra, não se preocupou em fazer um "livro", coisa que seria muito mais simples do que criar o universo. Nem mesmo Cristo se deu a esse trabalho, deixando o relato (traduzido e "adaptado" várias vezes) nas mãos de cronistas passionais e, por isso mesmo, parciais.
Quem lê o poema com atenção não encontra a palavra bíblia no texto, nem pretendi que "Deus me falasse" com alguma frase bíblica, pois não a considero a bula para tudo no universo, como alguns religiosos tentam colocar.
Quanto ao que Deus me disse, neste poema, é linguagem poética e suponho que isto tenha ficado claro, pois literalmente eu não lembro de nada antes dos meus três anos de idade ... Mas isso não daria um bom poema.
Em tempo: agradeço quando me chamam de jovem, mas isto talvez já não seja uma expressão correta da realidade. Tenho quase 40 anos, escrevo poesia há mais de vinte, e não vejo por que a minha suposta juventude serviria de "introdução" a uma crítica. Leio e estudo poesia, escrevo conscientemente, levo isso tudo muito a sério, desde os meus primeiros versos.
Publicado por William Mendonça
em 13/05/2007 às 22h09
Página 21 de 25
« 21 22 23 24 25