William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
07/08/2007 21h45
TEXTO NO ITABORAÍ WEBLIST

Não sei bem como, mas um de meus textos chegou ao site Itaboraí Weblist, falando sobre o turismo em Itaboraí, cidade da Região Metropolitana do Rio. É o texto de abertura da exposição de fotos de Sandro Giron sobre o Manguezal de Itambi, um verdadeiro patrimônio ecológico da cidade, que escrevi há alguns anos e deu origem à crônica "Vivendo a natureza de verdade", que você encontra aqui no site. Merece elogios, porque não é muito comum na rede, o fato de que o Itaboraí Weblist deu os merecidos créditos ao autor. Mesmo sendo um direito, isso nem sempre é respeitado. Gosto quando meus textos viajam por aí, mas gosto também de ser reconhecido por tê-los escrito.
Recomendo uma visita ao www.itaboraiweblist.com.br, para conhecer um pouco desta cidade interessante.

Publicado por William Mendonça
em 07/08/2007 às 21h45
 
13/05/2007 22h09
MOTIVAÇÕES CRÍTICAS
MOTIVAÇÕES CRITICAS

Agradeço os comentários, sejam elogios ou críticas, pois sempre são parte importante no crescimento. Mas, como ao comentar o poema "Divagação Pós-Parto" Seu Pedro entrou em algumas questões de mérito poético e filosófico, vou deixar aqui minha posição: a visão de que a rima é parte fundamental da poesia já caiu por terra há mais de um século - sem isso, talvez, não pudéssemos considerar poetas alguns dos maiores nomes da poesia do século XX, como Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade. Eles usavam rimas, mas não se prendiam a elas. Quem se detiver um pouco mais sobre o que escrevo, saberá que este é também o meu caso. É claro que, dizendo isto, não estou me comparando aos mestres, apenas que sigo seu caminho.
Para falar a verdade, a posição óbvia da rima ao fim dos versos me cansa - tanto na escrita quanto na leitura. Gosto do ritmo, da sonoridade das palavras, de conduzir quem lê a caminhos sonoros, e a rima é apenas um dos recursos para isso, não o mais importante. Nem penso em entrar no mérito do que é poesia "rica" ou "pobre", pois é algo que reside mais no preconceito do que no valor literário. Poesia é poesia, e pronto.
Quanto à Bíblia e Deus e tudo o mais do ponto de vista religioso, tenho uma visão muito pessoal e, para começar, considero a Bíblia um misto de obra de fantasia e relato histórico judeu. Deus não escreveu qualquer palavra, não se preocupou em fazer um "livro", coisa que seria muito mais simples do que criar o universo. Nem mesmo Cristo se deu a esse trabalho, deixando o relato (traduzido e "adaptado" várias vezes) nas mãos de cronistas passionais e, por isso mesmo, parciais.
Quem lê o poema com atenção não encontra a palavra bíblia no texto, nem pretendi que "Deus me falasse" com alguma frase bíblica, pois não a considero a bula para tudo no universo, como alguns religiosos tentam colocar.
Quanto ao que Deus me disse, neste poema, é linguagem poética e suponho que isto tenha ficado claro, pois literalmente eu não lembro de nada antes dos meus três anos de idade ... Mas isso não daria um bom poema.
Em tempo: agradeço quando me chamam de jovem, mas isto talvez já não seja uma expressão correta da realidade. Tenho quase 40 anos, escrevo poesia há mais de vinte, e não vejo por que a minha suposta juventude serviria de "introdução" a uma crítica. Leio e estudo poesia, escrevo conscientemente, levo isso tudo muito a sério, desde os meus primeiros versos.
Publicado por William Mendonça
em 13/05/2007 às 22h09
 
04/05/2007 23h04
FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA
Uma das minhas paixões é a ficção científica, e ela finalmente chega ao site, com a publicação do e-book "Viajante Noturno", que reúne contos escritos no longo período entre 1990 e 2004.
Explica-se: minha produção no gênero é, por assim dizer, bissexta - e ainda inclui obras inacabadas e duas noveletas completas, que talvez cheguem ao site num futuro próximo.
Para dar um gostinho a quem não quer baixar um e-book "no escuro" publiquei dois contos avulsos, "Muito além de mim mesmo" e "Eternidade", dois textos da fase inicial, lá de 1991.
Aproveito para avisar que, nos próximos dias, estarei publicando novas versões dos e-books que já estão no ar.
Publicado por William Mendonça
em 04/05/2007 às 23h04
 
17/04/2007 22h26
NOVA CANÇÃO NO SITE
Você que visita este espaço, aproveite para conferir uma nova canção, acessando a área de ÁUDIO/VOZ no menu ao lado.
A música chama-se "Carametade" e é mais uma parceria deste letrista que vos fala com o compositor e tecladista Ricardo Mann.
Nossa amizade, de 25 anos, é celebrada neste sambinha, bom de ouvir e de cantar. A gravação informal foi feita em 2003, e conta com os vocais do próprio Ricardo na introdução da música. Ele também foi o responsável pelo teclado e percussão eletrônica, enquanto eu apareço com voz e violão.

Ouça e deixe o seu comentário.
Publicado por William Mendonça
em 17/04/2007 às 22h26
 
24/03/2007 23h49
BALAIO GERAL - 24/03/2007
Passo a publicar no diário do site, a coluna BALAIO GERAL, que mantenho no jornal O ALERTA, de Itaboraí. O jornal é mensal mas a coluna, no site, pretende se tornar semanal.

A VOLTA
Nem sempre as coisas correm como a gente espera e, contrariando as expectativas, cá estou eu novamente assinando uma coluna de cultura no ALERTA. Para marcar a nova fase e abrir caminho para mudanças que podem acontecer em breve, mudamos o nome de INFORME CULTURAL, encerrado em outubro do ano passado, para BALAIO GERAL. A idéia é trazer notas sobre a cultura local e geral, variedades e até mesmo colaborações. Com a coluna, entra no ar o blog do BALAIO GERAL e você também pode acessar o site do colunista, www.williammendonca.com, e deixar o seu recado.

RINDO À TOA
Quem tem talento sobrevive até mesmo às pressões mais fortes e desleais. O elenco do show de humor FAZ-ME RIR, que traz Tiago Atzevedo, Wanderson Rosceno, Sergio Santal e Bianca Barboza, é um exemplo vivo disso. Proibido de encenar, e até mesmo de ensaiar, o seu espetáculo no Teatro de Itaboraí, por divergências com a sub-secretaria de Cultura, os atores trataram de seguir o seu caminho de sucesso em outras paragens. Em março, a turnê passou por , no Teatro Sala Paratodos, no Lido Center, Av. Quintino Bocaiúva nº 325 em São Francisco, no dia 15, e pelo Rio nos dias 17 e 18 no Grajaú Tenis Clube. (no Grajaú). É uma das melhores produções de humor que já surgiram em Itaboraí, e tem todo o mérito de ter vida longa no circuito profissional.

E O REDENTOR?
Quem traz a lembrança é Janine Schneider: “no dia 07 de julho serão divulgadas as novas 07 Maravilhas do Mundo e o Brasil está concorrendo com o Cristo Redentor”. O Brasil, e o Rio de Janeiro especificamente, estão numa maré depressiva – muita violência, descrença nos governantes, até mesmo o futebol já não é mais o mesmo. Dar um voto para o Cristo Redentor, realmente uma maravilha moderna que é a cara do Rio, é pelo menos um alento e uma esperança, mesmo que não mude nada nessa realidade difícil que vivemos. Para votar, basta acessar o site www.corcovado.com e clicar na bandeira do Brasil para votar. Valeu, Janine!

HEROES É 10
Quem ainda não viu, porque não tem a tão sonhada TV por assinatura, vai ver em breve – pode ter certeza. A série Heroes, que surgiu com a banca de sucessora de “Lost”, é realmente produto de primeira qualidade. Mistura humor, ação, linguagem de quadrinhos e violência com inteligência, deixando o suspense no ar em virtude da origem das mutações que transformam pessoas comuns em seres superpoderosos. Alguns personagens certamente vão marcar época – como o japonês Hiro, que controla o tempo e pode se teleportar. Estão lá Ali Larter, de Premonição 1 e 2, e algumas promessas de atores, que já fizeram filmes de menor importância. Mas o destaque é mesmo para a história. Fique de olho.

OSCAR
Quem se deu ao trabalho de assistir a entrega dos Academy Awards (o popular Oscar) devia estar com uma insônia terrível, pois neste ano tudo era muito previsível, especialmente a confusa transmissão para o Brasil. A Globo, com José Wilker mais perdido que cego em tiroteio, continuou transformando a festa em algo estranho. A TNT, canal por assinatura, teve a presença de Rubens Ewald Filho, um cara que entende muito de cinema, mas teve tantas falhas na transmissão que é melhor nem enumerar aqui. É claro que Martin Scorcese produzido pela PLENARTE e pela VIA DAS ARTES.”, um filme comum. A festa mexicana de “Babel” e “O labirinto do Fauno”, que levaram vários prêmios, fez lembrar que o Brasil mais uma vez ficou fora da disputa.

BOA LEITURA
Você que está aí querendo uma leitura interessante, escrita por brasileiros, mas que tenha aquele tom moderno que todo mundo procura em Dan Brown e outros best-sellers, vale conferir PROJETO AIC – METAMORFOSE, de Lion Goya, publicado pela editora gaúcha Arquétipos Tred. Suspense e muita informação misturam ficção e realidade em uma leitura que prende a atenção. A trama traz um psiquiatra, especializado em psicopatologia de assassinos em série, que é chamado para opinar sobre um crime bárbaro, e acaba participando de uma investigação paralela. Se for difícil encontrar nas livrarias, acesse o site www.arquetipostred.com.br, para conseguir um exemplar.

AVES BRASILEIRAS
Esta coluna recebeu o DVD “Aves Brasileiras”, um projeto muito criterioso e extenso de catalogação de aves do nosso país, que pode ser muito útil para quem gosta do assunto. São parte de um acervo de cerca de 12 mil fotos de autoria do engenheiro Carlos Von Weiser, reunidas ao longo de sua vida. Ele apresenta mais de 800 espécies de aves de todos os pontos do país, além de parte da Amazônia venezuelana. As fotos de Von Weiser já ilustraram vários calendários, agendas, livros e postais, e agora, quando o autor chega aos seus 85 anos, foram reunidas. O projeto teve o apoio do Ministério da Cultura, produzido pela PLENARTE e pela VIA DAS ARTES.

(Publicada no jornal O ALERTA, edição 776, março de 2007)
Publicado por William Mendonça
em 24/03/2007 às 23h49
Página 23 de 26
« 21 22 23 24 25 26