Demorei para anunciar, pois queria estar adiantado no projeto. Neste mês de abril, de isolamento social, quarentena, família e bichos no sítio, decidi participar mais uma vez do Camp Nanowrimo. Em 2017, foi nesse mesmo período que consegui escrever meu primeiro romance. Agora estou produzindo uma série de contos que resumem uma futura série de romances de ficção científica, que se passam em um planeta que povoa a minha imaginação há uns 20 anos.
É o meu projeto mais antigo, que cresceu a cada nova olhada. Rascunhei perfis de personagens, iniciei dois romances, mas considerei que ainda precisava construir melhor o universo ficcional. Desde 2017 tenho feito anotações para que este planeta e seus habitantes ganhem vida.
Hoje, dia 15/04, estou um pouco além da metade do projeto. Escrevendo diariamente, quase profissionalmente, pois considero este um compromisso inadiável em cada dia.
Sei que quando terminar esses contos, ainda estarei a uma distância enorme de concluir a série de romances (inicialmente, são cinco), com base nesse universo e nos personagens que ganharam vida nos contos. Mas já posso ver o planeta em 3D, como se nele estivesse. Posso falar com os personagens, falar por eles, falar com a voz deles. É o fundamental para um romancista.
Recomendo a escritores participar desses eventos. Há o Camp Nanowrimo em abril e julho, que permitem a produção de qualquer tipo de texto, em um limite de palavras que você estabelece, e o Nanowrimo de novembro, em que o objetivo é produzir, em um mês, um romance de pelo menos 50 mil palavras. (https://nanowrimo.org/)
Sigo produzindo. Em breve, mais notícias.
Eles divertem gerações de pessoas
em todo o mundo com os Quadrinhos
O site passa a publicar neste mês a série de perfis biográficos FERAS DOS QUADRINHOS, de William Mendonça. Quadrinhos no Brasil, Comics nos Estados Unidos, Banda Desenhada em Portugal - qualquer que seja o nome, o certo é encontrar diversão, fantasia, atos heroicos ou pura amizade, nas páginas de revistas ou nas tirinhas de jornal. Quem são os criadores de personagens imortais? De onde vieram as ideias? Como ficaram conhecidos em todo o mundo? Em que contribuíram para a renovação da arte?
Essas são algumas perguntas que esta série de perfis busca responder. O autor foi um grande leitor de quadrinhos na infância e adolescência. Chegou a pensar em seguir carreira na área, depois que a Graúna, personagem inesquecível do cartunista Henfil, chegou a unir um grupo de amigos na escola - aqueles malucos que desenhavam no quadro negro durante o recreio.
Depois de fazer a escolha pelo jornalismo e pela escrita, o autor continuou prestando reverência a gente como Stan Lee, Ziraldo, Mauricio, Henfil e o próprio Walt Disney. Depois de cursar, na Universidade Federal Fluminense, a matéria "Introdução à História em Quadrinhos", ministrada pelo estudioso da matéria Moacy Cirne, ficou claro que havia muito mais a aprender sobre essa arte, que encantou gerações. Com a migração dos personagens dos quadrinhos para o cinema, com supreproduções da Marvel e DC, escrever sobre essas feras acabou sendo um caminho natural.
Inicialmente, a série FERAS DOS QUADRINHOS está programada para conter 50 nomes, com artistas de várias partes do mundo, para publicação no site www.williammendonca.com.br, e, eventualmente, na imprensa. Haverá, ainda, cinco perfis bônus, com criadores de desenhos animados famosos. A série está sendo publicada no site, com previsão de que todos os textos estejam disponíveis on-line até final de 2022. O e-book com a versão completa da série, incluindo a “linha do tempo” e sugestões de bibliografia a respeito de cada biografado e sua obra, será publicado em 2022.
Veja aqui, os links para os perfis biográficos já publicados da série FERAS DOS QUADRINHOS, de William Mendonça:
Alex Raymond
Bob Kane
Charles M. Schulz
Daniel Azulay
Guido Crepax
Hal Foster
Henfil
Lee Falk
Mauricio de Sousa
Osamu Tezuka
Quino
Stan Lee
Will Eisner
Ziraldo
Este site, que surgiu como www.williammendonca.com, em 12 de setembro de 2006, passou ao novo endereço www.williammendonca.com.br em 2018, e assim deve permanecer enquanto houver o que publicar, o que compartilhar com quem procura alguma arte, mesmo que de um artista desconhecido. Sempre foi esse o objetivo, por isso nada é cobrado - livre a entrada, livre a viagem.
Em 2019, pretendo publicar aqui tudo o que escrevi - romance, conto, crônica, teatro, poesia e mais - e o que compus, porque basta uma leitura, de quem quer que seja, para que esses textos sejam, finalmente, desengavetados. Chegar ao livro impresso é uma meta, mas não há ansiedade com isso. Se não acontecer, não haverá lamentações.
Com a ajuda do amigo e parceiro Ricardo Mann, o site resgatou a cara do primeiro blog que publiquei, há uma penca de anos. A imagem, que Ricardo criou para o blog daquele tempo, ganhou nova vida na capa e páginas internas do site atual, que retornou ao ar no mês passado - 12 anos de batalha, meio aos trancos e barrancos. Tenho que agradecer demais a esse cara por essas quase quatro décadas de amizade e pelo apoio de sempre.
Você que visita o site, volte sempre que quiser. Se puder, divulgue, para que mais gente passe por aqui.
25 anos sem Freddie Mercury, vocalista do Queen.
Um pouco mais sobre ele na crônica "God Save The Queen", aqui no site.
A série de perfis biográficos "Histórias de Poetas", de William Mendonça, que surgiu para ser publicada na imprensa - na época, no jornal A VOZ DE MARAMBAIA - voltou a ser publicada em novembro passado, em outro jornal: o JORNAL ITABORAÍ. Hoje, completou-se a publicação de todos os perfis que estão disponíveis para leitura gratuita aqui, no site no autor, e, a partir da próxima segunda-feira, novos perfis, ainda inéditos (que fazem parte de um livro de mesmo nome) serão publicados.
A publicação se dará, simultaneamente, no jornal, em sua edição on line, que pode ser acessada em www.jornalitaborai.com.br, e no site. A série, apenas no site www.williammendonca.com tem cerca de 8 mil leituras, mas está publicada, também, na página do autor em O Melhor da Web.
As páginas das edições em que os perfis foram publicados estão disponíveis na área de fotos do site, pelo link abaixo: