William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
12/05/2009 00h00
BALAIO GERAL 12/05/2009
STAR TREK
Se vontade de ver filme bom matasse, eu já estava esturricado e essas mal  traçadas linhas não estariam sendo escritas ... Mas pretendo viver para ver Star Trek, o novo filme da franquia que retrata o início da saga de Jornada nas Estrelas com Kirk, Spock, McCoy e companhia. A julgar pelas críticas publicadas nos jornais do Rio, este é, sem dúvida, o melhor dos 11 filmes da franquia - até porque está nas mãos de um dos modernos gênios dos filmes de ação, J.J. Abrahms (o criador de Lost). Em O GLOBO, o proverbial "bonequinho" aplaudiu de pé Star Trek o que, até onde me lembro, é coisa inédita na franquia. No JB, três estrelas ("muito bom") e em O DIA matéria de meia página, rasgando elogios até dizer chega. Quem já viu no cinema - tanto os trekkers quanto os que não conhecem muito de Star Trek, também foram só elogios, por depoimentos colhidos em Niterói por fonte segura no último sábado. Tenho alergia a muvucas e filas, por isso não assisto filmes na primeira semana de exibição. Espero que os cinemas esvaziem um pouco - mas desta vez a ansiedade está grande. (Na foto acima, Zachary Quinto como Spock e Chris Pine como Kirk, no filme Star Trek)

O BOM E VELHO LARRY
A série C.S.I., um dos sucessos da TV que já gerou duas outras séries derivadas, está passando por grandes mudanças de elenco. Alguns dos atores principais de temporadas passadas deixaram a série - Jorja Fox (Sara Sidle) e Gary Dourdan (Warrick Brown), ainda na temporada anterior, e William Petersen (Gil Grissom), o principal nome do elenco, na atual temporada. Como evitar a estranheza no público e substituir grandes nomes a altura. A receita vem de outra série veterana, Law & Order, que em suas quase 20 temporadas já teve várias mudanças de elenco, sem perder audiência. Desde que a saída dos personagens seja coerente, o público aceita. Para substituir Gil Grissom, entra em cena o Dr. Raymond Lagston, um médico criminologisca interpretado por ninguém menos de Laurence Fishburne. Para quem não está ligando o nome a pessoa, Larry é um dos principais atores de sua geração, interpretou Morpheus na trilogia Matrix, Othello no filme de Kenneth Branagh, e já fez muita coisa boa no cinema. É mais um ator da telona a procurar espaço nas série de TV, um mercado em franca expansão.

INVASORES PRIMITIVOS
Por falar em séries de TV, a HBO Family está exibindo uma série inglesa de poucos episódios mas de muito potencial - Invasores Primitivos (Primeval). O mote da série não é absolutamente original, mas é bem explorado: começam a surgir em Londres várias anomalias temporais que abrem caminho para outras épocas no planeta, principalmente no passado distante onde reinavam dinossauros e outros monstros. É formada uma equipe de cientistas com o apoio do governo, para estudar, controlar e, se possível, acabar com as anomalias, enquanto tentam evitar o pânico com o surgimento de animais como um tigre dente-de-sabre em um parque de diversões ou um mamute numa rodovia. A HBO exibe as duas primeiras temporadas e, na Inglaterra, está no ar agora a terceira. Douglas Henshall intepreta o professor Nick Cutter, líder da equipe que investiga as anomalias, com o apoio de Connor (Andrew Lee Potts), Jenny (Lucy Brown), Stephen (James Murray) e Abby (Hannah Spearritt). É boa diversão para toda a família.

INSTANTÂNEOS DO PASSADO
Quem acompanha este site já deve ter lido a crônica "Um olhar sobre o passado", sobre a exposição Instantâneos do Passado, com fotografias que registraram pontos históricos e sentimentais de Itaboraí - RJ no início da década de 90. O material é um verdadeiro documento histórico, produzido com a cara e a coragem pelos então jovens fotógrafos Marlus Suhet, Ronaldo Soares e Márcio Soares.  Na crônica, eu reclamo da falta de atenção das autoridades com esse material - que poderia virar livro, site, cartões postais da cidade, qualquer coisa para registrar a ponte entre o passado e o futuro que a exposição marcou. Itaboraí, na época, estava em franca decadência, mesmo tendo sido uma das cidades mais importantes do Rio de Janeiro no século XIX. Hoje, com os investimentos gigantescos da Petrobras na cidade, Itaboraí vive dias agitados, com mais dinheiro e mais gente. Melhor ainda, Itaboraí hoje tem um verdadeiro artista na Secretaria de Cultura, o produtor cultural e roqueiro Sérgio Espírito Santo. Ele está tocando o projeto que vai transformar os Instantâneos do Passado em um livro de alta qualidade, do jeito que os fotógrafos e o povo de Itaboraí merecem. Mais notícias nos próximos dias.

O PAPA É POP?
Acabo de ler que Bento XVI esteve em Israel, no Muro das Lamentações. Hum, bem apropriado ... Que saudades de João Paulo II.

A FERRARI FORA
Balaio também é esporte. A Ferrari está ameaçando deixar a Fórmula 1 em 2010, se houver mais uma mudança de regulamento - a criação de um teto de gastos para as equipes. Como é a mais tradicional equipe da principal categoria do automobilismo mundial, a Ferrari faz a ameaça certa de que não vai precisar cumpri-la. Veremos.

GALVÃO NA ESTRADA
Está passando no Esporte Espetacular, na Globo, e no canal Sportv, a série de entrevistas "Galvão na estrada", com o locutor Galvão Bueno. Ele está encontrando os principais nomes do esporte brasileiro que vivem na Europa - Kaká, o goleiro Julio César, o ex-lateral e atual dirigente do Milan Leonardo, Rubens Barrichello e, no próximo programa, Felipe Massa. Parece que, enfim, encontraram algo melhor para o Galvão fazer, já que na maioria das transmissões ele sempre tenta ser, além de locutor, também repórter, comentarista, diretor do programa, etc. Galvão é um grande ego, que supera em muito o personagem que ele criou para si próprio, mas os programas têm sido surpreendentemente bons. Ele tem a vantagem de deixar os entrevistados, que considera sempre seus amigos, sempre à vontade. Isso, numa entrevista, faz toda a diferença.

PLAY TV
Fiquei um tempo tentando entender qual é a onda do canal PLAY TV, que há alguns meses faz parte da programação da SKY mas já tem muito mais tempo de existência. A mistura de jogos com música e cinema nem sempre dá certo - às vezes, o canal fica parecendo uma desordem sem tamanho, mas para quem está acostumado com a falta de senso da MTV tudo é possível. No entanto, dois programas chamam a atenção: o "Combo Fala+Joga", que leva artistas para serem entrevistados enquanto jogam uma partida de vídeo-game, e a ótima idéia de que os espectadores sugiram músicas para servirem de trilha para os games, criando clipes muito interessantes com as caprichadas animações dos jogos. Pode parecer pouco para salvar um canal inteiro, mas, na mediocridade reinante, é digno de elogio.

JÔ NO PROGRAMA DE GABI
Marília Gabriela é uma grande jornalista, que sabe conduzir um entrevista como poucas pessoas na TV. No entanto, em sua fase mais recente no canal GNT, está meio burocrática, entrevistando gente que o público mais ouviu falar ou perguntando o óbvio, quando não as duas coisas juntas. Na entrevista de Ronaldo Fenômeno, não fez nenhuma daquelas perguntas que todos queríamos fazer, limitando-se a endeuzar o cara - que é um exemplo de recuperação, mas tem tudo na mão para ser assim. Espero que a aguardada entrevista de Jô Soares no programa de Gabi, nesta semana, não seja mais do mesmo. O Jô, que conduz um programa diário de entrevistas e é obrigado a conviver com a irregularidade na qualidade de seus entrevistados, é, por si só, um grande personagem. Os dois são amigos e é provável que o papo seja bom. Veremos, e comentaremos depois.
Publicado por William Mendonça
em 12/05/2009 às 00h00