William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
05/08/2008 00h00
MINHA NOVA COLUNA NA IMPRENSA

Neste mês, estou estreando mais uma coluna na imprensa de Itaboraí – a coluna ALMANAQUE, no jornal REAÇÃO. Fui convidado pelo meu amigo, jornalista Mário Pitanga, para integrar este que é o seu segundo título em circulação. Como já faço a coluna BALAIO GERAL, voltada para cultura e entretenimento, no jornal O ALERTA, optei por uma coluna de curiosidades, brincando um pouco de “doutor sabe tudo”.
Há alguns anos, incógnito, cheguei a escrever a coluna FATOS e CURIOSIDADES no jornal O ALERTA (não ficava muito bem assinar duas colunas no mesmo jornal), inspirado pelo mestre Isaac Asimov e seu “Livro dos Fatos”. A coluna foi deixada de lado há alguns anos, mas a curiosidade continuou na ativa – coleciono datas de nascimento, sou vidrado em biografias, frases famosas, seriados de tv, cinema, etc.
Para comportar tanta maluquice, só mesmo uma coluna com o nome de ALMANAQUE. Nesta edição, incluí uma das crônicas que estão disponíveis aqui no site, “O Último Crédito”, uma coleção de frases legais e uma nota sobre a descoberta de água em Marte (vida longa e próspera), mas a idéia é, a partir das próximas edições, incluir fatos curiosos, pequenas biografias, piadas, contribuições de leitores, que sabe até um receita culinária.
Estou voltando a me divertir em escrever para jornal – e o ALMANAQUE vai ser uma coluna divertida. E vai estar também aqui no blog do site www.williammendonca.com.
Hoje, deixo com vocês apenas a seção “Frases para a História”, já que a crônica “O último crédito” você pode encontrar aqui no site.

FRASES PARA HISTÓRIA (coluna ALMANAQUE – agosto de 2008)

Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.
Henry Ford

O que existe além de nós ou o que se estende diante de nós é mínimo quando comparado ao que temos dentro de nós.
Ralph Waldo Emerson

Por uns velhos vãos motivos, somos cegos e cativos, no deserto de um universo sem amor.
Taiguara

Se pudéssemos ler a história secreta dos nossos inimigos, descobriríamos na vida de cada homem mágoa e sofrimento suficientes para desarmar qualquer tipo de hostilidade.
Henry W. Longfellow

Não é herói aquele que destrói uma armada poderosa. O verdadeiro herói é aquele que cruza o oceano da mente e dos sentidos.
Yogue Vasishtha

A grandeza de um país não depende da extensão do seu território, mas do caráter do seu povo.
Colbert

Um aluno do qual nunca se exige que faça o que não pode, nunca faz tudo o que pode.
John Stuart Mill

Ore, não por um fardo mais leve, mas por ombros mais fortes.
Santo Agostinho

Mais vale preparar-se para agarrar uma oportunidade que talvez nunca surja do que ter uma oportunidade para a qual não se está preparado.
Les Brown

Assim que você pensar que sabe com são realmente as coisas, descubra outra maneira de olhar para elas.
Robin Williams

A dor é o mais vigilante dos médicos. Ao bem e à sabedoria só fazemos promessas; à dor, obedecemos.
Marcel Proust

Eis um teste para saber se você terminou a sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.
Richard Bach

As águias deixam que os passarinhos cantem, sem nenhuma preocupação com seu trinado alegre, certas de que com a sombra de suas asas poderão reduzi-los ao silêncio.
William Shakespeare (“Tito Andrônico”)

(Publicada no jornal REAÇÃO, de Itaboraí)

Publicado por William Mendonça
em 05/08/2008 às 00h00