William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
28/11/2023 14h00
A ALEGRIA DOS SARAUS INTERNACIONAIS

Durante o mês de novembro, tive a alegria de participar de dois eventos internacionais, graças ao Sarau (Uni)versos Livres, do incansável amigo poeta Pedro Garrido. Pela mobilização dele, integrei as edições on-line do sarau dentro das feiras literárias internacionais do Equador, no dia 08, e do Peru, no dia 27, falando (e até cantando) poesia em língua portuguesa para os amigos desses dois países tão interessantes.
A experiência foi inteiramente nova em meus já longos anos falando poesia. Ainda que eu já tenha até mesmo sido o anfitrião das lives da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em que entrevistei e troquei ideias com palestrantes e convidados, tenho que confessar que as plataformas virtuais para esses eventos não me são muito convidativas. Gosto do contato presencial com o público e com os outros poetas / artistas que participam.
Então, participar desses saraus foi um desafio e algo, no final, muito gratificante. Depois de longos anos, desde a segunda montagem da minha peça "A Voz que Clama no Deserto", voltei a cantar uma de minhas músicas em público - ainda que de forma virtual - no sarau do Peru. No primeiro, para o público equatoriano, quase não houve tempo para minha entrada, mas Pedro Garrido, artista que defende o espaço dos colegas artistas, acabou garantindo mais alguns minutos junto à organização para que eu falasse três sonetos do meu novo livro, que está pra chegar.
Sou grato aos organizadores dessas feiras internacionais, que percebem o valor de abrir espaço para escritores do Brasil. Grato também a Lígia Carvalho, verdadeira embaixadora dos escritores brasileiros junto a essas feiras. E, é claro, gratíssimo a Pedro Garrido, pela parceria que permitiu levarmos o Sarau (Uni)versos Livres uma vez por mês ao espaço da Casa de Cultura (o próximo será no dia 16 de dezembro), assim como pelo incentivo à participação nesses eventos internacionais.
No fim, é tudo um processo, que parte da descoberta da escrita para a apresentação a outro da forma mais corajosa possível - revelando-se, expondo-se - com um microfone na mão ou um aplicativo pela internet. É uma alegria participar disso tudo.

 

Publicado por William Mendonça
em 28/11/2023 às 14h00