William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
22/09/2023 12h00
I CICLO DE PALESTRAS SOBRE 'OS ALBERTO TORRES'

Assim como no post anterior, vou abordar aqui outra das muitas atividades que tive a oportunidade de participar no mês de setembro. Desta vez, falo sobre o I Ciclo de Palestras da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, que fez parte das comemorações oficiais pelos 213 anos do prédio histórico em que o centro cultural funciona, assim como pelos 128 anos do nascimento da renomada antropóloga que lhe dá nome.

Sempre alimentei a ideia de um ciclo de palestras, que abordasse em sequência as três personalidades importantes ligadas à Casa de Cultura - a própria Heloísa, sua irmã Maria (Marieta) Alberto e o pai, Alberto de Seixas Martins Torres, que governou o estado do Rio de Janeiro e foi ministro do STF. Neste ano, já sem os efeitos da pandemia e com a boa vontade dos pesquisadores, que se dispuseram a falar sobre esses personagens, o ciclo finalmente se concretizou.

Transmitido pelo Facebook da Casa de Cultura (@casadeculturaitaborai), o material das palestras permanecerá disponível e, em alguns dias, será incluído também no canal do youtube da Casa de Cultura. Para você que gosta de história, antropologia, sociologia, genealogia, política ou direito, apenas para resumir os temas abordados, as palestras têm muito a dizer.

Resumindo o que aconteceu, no dia 19 a historiadora Michele de Barcelos Agostinho, do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, falou um pouco sobre a biografia e sobre o trabalho de Heloísa Alberto Torres na direção daquele museu, tão importante para o país. Heloísa foi a primeira mulher a dirigir a instituição. Na sequência, o graduando em História Joaquim Guilherme Camargo Mendes falou um pouco sobre o trabalho antropológico de Heloísa junto à população negra da Bahia, em especial as mulheres e sua contribuição para a formação cultural brasileira.

No dia 20, foi a vez do genealogista e pesquisador Dawson Nascimento da Silva, membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense - no qual ocupa a cadeira patronímica de Maria Alberto Torres. Ele tratou um pouco da história familiar de Dona Marieta, como era conhecida a filha mais velha de Alberto Torres. E falou sobre as pesquisas genealógicas por ela empreendidas, para rastrear as origens das famílias de Itaboraí. Dawson explicou o funcionamento da Genealogia, considerada um campo auxiliar da História e de outras ciências sociais.

No dia 21, o historiador Rui Aniceto Nascimento Fernandes, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (São Gonçalo-RJ) fez um relato biográfico detalhado e interessante de Alberto Torres, contextualizando o quadro político e os aspectos sociais do tempo em que viveu esse personagem. O professor ainda fez um preâmbulo sobre as mudanças do conceito e da abordagem dos textos biográficos, nos últimos séculos.

Acredito que o Ciclo de Palestras veio para ficar. Espero ter a oportunidade de realizar a segunda edição em 2024, convidando outros pesquisadores e contando com o incentivo do gestor da Casa de Cultura, Alan Mota.

 

DEIXO AQUI O LINK PARA O ÁLBUM DE FOTOS DO

I CICLO DE PALESTRAS DA CASA DE CULTURA

Publicado por William Mendonça
em 22/09/2023 às 12h00